Follow @luaem_escorpiao

sábado, 21 de abril de 2012

Instantes de Eternidade

Ao livro do Dr. Raymond Moody, Vida depois da Vida, amplamente divulgado, em que consta a sua investigação das chamadas Experiências de Quase Morte (EQM) conhecidas como “visões do leito de morte”, junta-se agora uma interessante publicação do mesmo autor, em conjunto com Paul Perry, com o título Instantes da Eternidade, traduzida e editada pela Pergaminho em 2011.


A nova abordagem enriquece-se com os testemunhos de familiares, amigos, e profissionais de saúde, que acompanharam os últimos instantes de vida de um moribundo, tendo presenciado diversos fenómenos de carácter espiritual. A estes relatos, presentes na obra mencionada, o Dr. Moody classificou de Experiências de Morte Partilhada.

 Estes mesmos fenómenos, vividos pelos acompanhantes, e não apenas pela pessoa que está a morrer, levantam questões inultrapassáveis sobre o mistério da morte, como período de transição para uma outra possível dimensão.

Como é mencionado no livro: “As experiências de morte partilhada, como actualmente se sabe, são visões do leito de morte simultaneamente testemunhadas pelas pessoas que estão presentes e pelo moribundo. Este tipo de experiência sempre foi enquadrado na categoria geral de visão do leito de morte, apesar de diferir muito das visões unilaterais, mais comuns.”

As explicações que pretendem reduzir as EQM a simples alucinações cerebrais de quem se encontra perto da morte não podem justificar, por si mesmas, as vivências aqui expostas. O interesse suscitado por estas experiências advém, precisamente, do facto de que os acompanhantes não se encontram às portas da morte, nem o seu cérebro está prestes a apagar-se. São histórias de pessoas que, por momentos, partilharam com o moribundo, ou falecido, fenómenos em alguns casos comuns aos já descritos nas EQM, confirmando as visões espirituais que já foram relatadas nestes casos.

Consciente do interesse, que o tema desperta, o autor optou por recolher diversos relatos, dessas mesmas experiências, tentando sistematizá-las e encontrar os seus pontos comuns. O próprio Dr. Moody foi testemunha de uma Experiência de Morte Partilhada, a qual foi vivenciada ainda por outros familiares próximos, no momento do falecimento da sua mãe.

A leitura do livro revela que existem cerca de sete elementos presentes nas Experiências de Morte Partilhada, e que são comuns aos diferentes relatos, embora não se encontrem todos, simultaneamente, em cada caso:

- Alterações à geometria do espaço. Os acompanhantes apercebem-se de uma mudança na forma do quarto, ou tomam consciência de uma espécie de abertura para outra realidade.

- A Luz Mística Uma Luz de Amor e Paz é comum nos relatos de EQM e mais uma vez também se encontra presente nestes casos.

- Música e sonoridades musicais Nos momentos finais é audível uma música proveniente de outra dimensão, que pode ser ouvida, inclusive, por mais do que uma pessoa presente no quarto.

- Saída do corpo físico. Sair do corpo físico é um dos elementos recorrentes do processo. Nos relatos expostos é comum que o acompanhante esteja conscientemente fora do corpo, e encontre o ser que acabou de falecer nas mesmas condições.

- Partilha da retrospectiva de vida do moribundo. Presente em muitas das EQM, é um outro elemento descrito por quem se encontra junto do moribundo.

- Acesso a dimensões espirituais. Mais de 50% das pessoas que vivenciam uma Experiência de Morte Partilhada referem a entrada num reino espiritual de uma outra dimensão. As descrições são semelhantes às relatadas nas EQM.

- Visão da névoa no momento da morte. Testemunhas relatam a presença de uma névoa que se desprende do corpo de quem está a morrer.

Os dados recolhidos abrem uma nova perspectiva perante a morte e tudo o que envolve esse momento de transição. É um livro que, no meu entender, vale bem a pena ser lido por quem se interessa, verdadeiramente, por estes temas.

Sem comentários:

Enviar um comentário