Follow @luaem_escorpiao

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pesquisando sobre Teosofia (2ª parte)


Esta semana continuamos com a lista de sítios úteis para quem pesquisa assuntos relacionados com a Teosofia.


Provavelmente o site sobre Teosofia com mais informação. É gerido por Daniel Caldwell, autor de “O Mundo Esotérico de Madame Blavatsky” [editado no Brasil pela Madras] e mais recentemente “Laura Holloway e os Mahatmas”. Tem livros, artigos, opiniões, cartas inéditas dos Mahatmas, ligações para outros sites,etc... É um mundo infindável de informação, continuamente a ser atualizado por Caldwell, que há uns anos atrás esteve ligado a uma enorme controvérsia relacionada com a publicação das Cartas de Helena Blavatsky, pois no primeiro volume constavam cartas espúrias escritas por grandes inimigos da Velha Senhora. Existe inclusive um artigo na revista Biosofia sobre esta matéria.




Criado em 1974 por Geoffrey Farthing, Christmas Humphreys e Graham Nicholas com o objetivo de promover a ligação da Teosofia à investigação e ao meio universitário, o Blavatsky Trust tem neste site um conjunto de artigos e livros interessantes,  a maior parte deles da autoria de Farthing. Alguns destes livros são altamente recomendados, como por exemplo “When we Die”, uma compilação dos escritos de HPB e das cartas dos Mestres sobre os estádios pós-morte. Farthing, que faleceu em 2004 com 95 anos era um teosofista inglês ligado à ST Adyar mas profundamente crítico de Besant/Leadbeater, e ficou também conhecido pelos seus manifestos públicos contra a posição da ST Adyar sobre a literatura neo-teosófica.

Geoffrey Farthing


O mais relevante nesta página é a ligação para o “High Country Theosophist”, revista já extinta com alguns artigos importantes.




Links para várias revistas e artigos.


Um interessante blog com novidades sobre tudo o que tem a ver com Blavatsky no nosso mundo contemporâneo, seja livros, exposições, teses de mestrado e doutoramento ou pormenores históricos.

Uma foto não muito conhecida de HPB


Aloja o blog intitulado “Book of Dzyan” onde escreve David Reigle, um académico estudioso das tradições filosóficas e religiosas orientais. Alguns artigos são interessantes, como por exemplo os relacionados com os ciclos.


Blog do Odin Townley, um teosofista da LUT de Nova Iorque. É um dos meus favoritos, porque faz a ponte entre o mundo moderno e a Teosofia. Aliás já são vários os textos que foram traduzidos do Theosophy Watch para o Lua em Escorpião.

Odin Townley


Fórum de discussão criado por Nick Mojzesz que está de momento pouco ativo. Muito heterogéneo e às vezes com posts de pouca qualidade.


O fórum mais antigo de discussão de Teosofia. Bastante democrático, já foi palco de discussões muito acesas, mas hoje em dia está muito mais calmo (e também menos participado). Útil para saber as novidades e tirar algumas dúvidas.



Uma comunidade de teosofistas que tem levantado polémica pela sua intolerância. Gerido por Joe Fulton, estudioso de Teosofia desde há muito, tornou-se ao longo dos anos progressivamente intolerante com a posição de muitos teosofistas que respeitam o legado de Helena Blavatsky. De momento não querem discussões sobre a teosofia de Blavatsky que remetem para o Theos-talk. Vários teosofistas foram banidos ou deixaram de participar. De grande valor é a disponibilização online de alguns textos orientais e também as revistas  “The Theosophist”  e “Lucifer” (particularmente esta última permite ver HPB em grande estilo já nos últimos anos da sua vida). Basta procurar em “Resources”. Não é preciso ser membro para aceder a esta informação.

1ª página do nº 1 de Lucífer




Comunidade recente criada na sequência da extinção de uma outra (a Theosophical Community). Do meu ponto de vista esta comunidade é modelar na forma como discute Teosofia. Os seus membros são encorajados a refletir sobre o tema e a dar o seu contributo, não apenas a ler textos. O nível é bastante alto, não há muita participação, mas a verdade é que se aprende muito. Já houve material do Theosophy Nexus traduzido no Lua em Escorpião. Está estreitamente ligado ao site Universal Theosophy. No Facebook aparecem com o nome Theosophical Path.



Pertence à LUT de Phoenix e contém muita literatura original.

Continua na próxima semana...

Sem comentários:

Enviar um comentário