Follow @luaem_escorpiao

sábado, 27 de julho de 2013

Conferência internacional de Teosofia aborda o “despertar da compaixão”

Mais importante do que aquilo que separa os teosofistas, é o que os une. É neste espírito que se realizam as “International Theosophy Conferences” (ITC) que juntam teosofistas das diferentes tradições que foram surgindo depois do falecimento de Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891), a principal impulsionadora do movimento teosófico moderno.

Conforme escreve aqui o atual presidente das ITC, Garrett Riegg, as ITC têm vários propósitos: a partilha dos ideais e conceitos teosóficos, a promoção da amizade e fraternidade entre estudantes de teosofia de todo o mundo e a construção de pontes de entendimento e de apoio mútuo entre os líderes de diferentes organizações teosóficas. Tudo isto num ambiente descontraído, cheio de energia positiva e com convidados de renome. Este ano o convidado principal é Dean Radin, um renomado cientista que tem dedicado muito do seu trabalho à investigação dos poderes psíquicos do ser humano.

Dean Radin


As ITC começaram de forma praticamente informal em 1995, pelas mãos de uma teosofista da Loja Unida de Teosofistas, chamada Willie Dade, que juntava num fim-de-semana de cada ano, teosofistas do Arizona, da Costa Oeste dos EUA e da Europa. Com os anos, as ITC passaram a ser mais organizadas e difundidas, tendo em 2008 adotado o nome pelo qual são conhecidas atualmente. Nos últimos 4 anos, apenas em 2010 a ITC se realizou fora dos EUA, precisamente em Haia, na Holanda.

Este ano o local escolhido foi o Bohemian National Hall em Nova Iorque, estando convidados 30 oradores que irão apresentar as suas comunicações entre os dias 8 e 11 de agosto. O tema desta 15ª ITC é “Como despertar a compaixão? – HPB e a eterna Doutrina Secreta”. Estão a ser feitos esforços para que nas próximas edições o evento possa sair mais vezes dos EUA.

Bohemian National Hall em Nova Iorque


Para aqueles que não tiverem possibilidade de se deslocar a Nova Iorque para assistir à Conferência Internacional de Teosofia, será possível seguir a transmissão via internet através desta página.

Textos de alguns dos oradores podem ser encontrados no histórico do Lua em Escorpião. No primeiro dia da Conferência, 8 de agosto, fala Barend Voorham, da Sociedade Teosófica de Point Loma-Blavatsky House, autor de um texto sobre o Râja e Hatha Ioga, publicado neste blog. Voorham vai falar sobre a “Teosofia e a compaixão no mundo de hoje”. No mesmo dia, um pouco mais tarde falará Jerry Hejka-Ekins, que fez a introdução ao conhecido texto de J.J. van der Leeuw “Realização ou Revelação: O Conflito na Teosofia”, também publicado este ano no Lua em Escorpião. Hejka-Ekins faz parte de um painel que integra também Ed Abdill, autor de vários livros sobre Teosofia e um experiente palestrante. Neste painel falar-se-á da “Unidade na Diversidade”.

Ed Abdill


No dia seguinte, Jan Nicolaas Kind, que tem este e este textos publicados no Lua em Escorpião, fará parte de um painel que discutirá a “Unidade”. Nesse dia, dois autores mais conhecidos do grande público também apresentam comunicações: Mitch Horowitz, editor-chefe da divisão dedicada a literatura metafísica da famosa editora Penguin, falará sobre a “Nova Iorque Oculta” e Dean Radin, de quem já falámos acima, apresenta o seu novo livro: Supernormal: Science, Yoga, And The Evidence For Extraordinary Psychic Abilities”.

Mitch Horowitz

No dia 10, April Hejka-Ekins, que fez há algum tempo uma palestra (ver video abaixo) sobre a ética nos escritos de HPB que serviu de base a um texto do Lua em Escorpião, fará um workshop, também na ITC, sobre “A arte perdida da Compaixão”. Antes, Barend Voorham terá nova apresentação desta vez sobre “Religião, misticismo, educação e compaixão”.



Outro palestrante já nosso conhecido é Odin Townley, de quem vários textos já foram aqui traduzidos. Juntamente com Clancy McKenzie, Odin abordará os “Sete tipos de sonhos e sonhos programados”.

Odin Townley

O resto do programa – e friso que os destaques acima foram feitos apenas tendo em conta que são teosofistas com textos publicados no Lua em Escorpião e por isso nossos conhecidos – pode ser visto aqui e é efetivamente de grande qualidade. Neste documento podem também ser encontradas breves notas biográficas sobre os palestrantes.

Vamos aguardar então pelo próximo dia 8 de agosto, esperando que a transmissão via internet se realize para todos aqueles que não puderem se deslocar a Nova Iorque usufruam deste fantástico evento.

E… não esquecer nunca que aquilo que nos une é infinitamente maior do que aquilo que nos separa! 

Sem comentários:

Enviar um comentário