Follow @luaem_escorpiao

sábado, 27 de setembro de 2014

A Teosofia e as Sociedades Teosóficas (9ª parte)

Continuamos com a tradução do excelente artigo do professor James A. Santucci, "A Teosofia e as Sociedades Teosóficas". Esta semana é publicada a penúltima das dez partes.


Outras organizações teosóficas

Juntamente com a Sociedade na América que está ligada a Adyar, várias outras surgiram naquele país, embora muitas delas, subsequentemente se tenham espalhado para fora dele.

A Sociedade Teosófica com sede em Pasadena é a descendente direta da Sociedade Teosófica na América, da qual W.Q. Judge foi o primeiro presidente, seguido por Tingley que mudou a designação para Fraternidade Universal e Sociedade Teosófica. É presentemente descrita como uma associação internacional de membros “dedicada ao elevar da humanidade através de um melhor entendimento da unidade da vida e da aplicação prática deste princípio.” Não é fornecida informação sobre o número de membros, embora seja baixo, talvez de uns poucos milhares. Os membros são conhecidos como os Companheiros da Sociedade Teosófica (C.S.T.), a sua única obrigação é a aceitação do princípio da fraternidade universal e o desejo de tentar vivê-la. Os companheiros são recebidos como companheiros no estado probatório; a aceitação completa é concluída com a emissão de um diploma, assinado pelo líder e secretário-geral, que é emitido pela Sede Teosófica Internacional. Outros grupos dentro da S.T. incluem ramos, formados por três ou mais C.T.S. que requerem uma licença e as Secções Nacionais, que são dirigidas por um Secretário Nacional. O líder desta S.T. é designado como líder – presentemente é Randell C. Grubb – sendo vitalício e que também é responsável por indicar um sucessor. Os diretores-gerais incluem os membros do Gabinete, o Secretário-geral, o Tesoureiro-geral e os Secretários nacionais, os quais, na sua totalidade, são nomeados pelo líder. O líder tem o poder de afastar qualquer um dos funcionários da Sociedade. O braço editorial desta S. T. é a Theosophical University Press, que já publicou mais de quarenta livros escritos por H.P. Blavatsky, Katherine Tingley, G. de Purucker, A. Trevor Barker, William Q. Judge, James A. Long, Charles J. Ryan entre outros.


Point Loma

A Sociedade Teosófica (Pasadena) tem cursos por correspondência, centros bibliotecários, reuniões públicas, grupos de estudo, traduções feitas no estrangeiro e agências na Holanda, Reino Unido, Suécia, Austrália, Alemanha, África do Sul e Nigéria. Os objetivos desta S.T. são os seguintes: (1) Difundir um conhecimento das leis inerentes ao Universo entre os homens (2) Promulgar o conhecimento da unidade essencial de tudo o que é, e demonstrar que esta unidade é fundamental na Natureza. (3) Formar uma fraternidade ativa entre os homens. (4) Estudar religião antiga e moderna, ciência e filosofia. (5) Investigar os poderes inatos no homem.


Sede da ST Pasadena - Quadro "O caminho"de Reginald Mitchell 

A Loja Unida de Teosofistas é uma “associação voluntária de estudantes de Teosofia” fundada em 1909 por Robert Crosbie e outros, tendo como seu principal propósito o estudo da Teosofia utilizando os trabalhos de Blavatsky e Judge como guia. Porque a personalidade ou ego é considerada como tendo efeitos negativos, os “associados” adotam o anonimato no seu trabalho teosófico. Relativamente a este trabalho, a declaração da L.U.T., o único documento que liga os associados, estabelece que o seu propósito “é a disseminação dos princípios fundamentais da filosofia teosófica, e a exemplificação prática desses princípios através de uma compreensão do EU SUPERIOR; uma convicção mais profunda da Fraternidade Universal.” Considera como teosofistas todos aqueles que estão comprometidos no verdadeiro serviço pela Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, situação pessoal ou organização.”


Declaração da Loja Unida de Teosofistas

O trabalho da L.U.T. é principalmente de natureza prática e educativa, levando a cabo encontros e aulas sobre diversos temas teosóficos e publicando livros, panfletos e revistas. Existem lojas e grupos de estudo, com as lojas a terem normalmente entre vinte e cem associados e os grupos de estudo entre cinco e trinta associados. Os associados podem voluntariamente participar no trabalho de um grupo de estudo ou loja, desde a frequência das aulas até ao ministrar das mesmas no âmbito da disseminação pública dos ensinamentos teosóficos. Todas as atividades são voluntárias. Além disso, existem associados que não pertencem a nenhuma loja porque vivem em países ou regiões que não têm nenhum centro da L.U.T. nas proximidades. Não existe líder na L.U.T., nem nenhuma organização formal, embora a Theosophy Company sirva como agente fiduciário para a L.U.T. e para as suas publicações. Todas as lojas e grupos de estudo são independentes uns dos outros mas estão unidos num propósito comum, o objetivo individual de perseguir os três objetivos da L.U.T. que são praticamente idênticos aos objetivos da S.T. de Adyar, a saber: (1) “Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.” (2) “O estudo das religiões, filosofias e ciências antigas e modernas e a demonstração da importância de tal estudo; e (3) a investigação das leis não explicadas da Natureza e os poderes psíquicos latentes no homem”. O trabalho das Lojas está focado na disseminação da Teosofia original.


Aqueles que estejam em concordância com a Declaração da L.U.T. são considerados associados. Expressam a sua simpatia para com o trabalho da L.U.T. da seguinte maneira: “Estando de acordo com os propósitos desta Loja, tal como enunciados na sua “Declaração”, tenho a honra de registar a minha intenção de ser inscrito como um Associado, entendendo-se que essa associação não reclama nenhuma obrigação da minha parte, sem ser aquela que eu próprio determine.” O número de associados é incerto porque não há renovações nem “manutenções” de membros, nem existe uma lista publicada de associados. O único número fornecido por um associado em Los Angeles é que “muitos milhares de associados” têm pertencido à L.U.T. desde 1909, mas atualmente não devem existir mais que uns poucos milhares em todo o mundo. Existem Lojas e grupos de estudo em Los Angeles, mas também noutras partes dos E.U.A, Canadá, Bélgica, Inglaterra, França, Índia, Itália, México, Holanda e Suécia. As publicações incluem os trabalhos de Blavatsky e Judge, compilações de artigos, cartas e palestras por Robert Crosbie, intituladas The Friendly Philosopher, o seu comentário e discussão sobre O Oceano da Teosofia de Judge, intitulado Answers to Questions on the Ocean of Theosophy e um pequeno livro, Universal Theosophy. A Theosophy Company também publica trabalhos que estão geralmente associados com a Teosofia antiga (como o Bhagavad Gita, os Yoga Sutras de Patanjali e O Dhammapada), e as revistas Theosophy, The Theosophical Movement (Bombaim) e Vidya (Santa Barbara, Califórnia).



Edifício da LUT em Los Angeles, Califórnia 

Continua na próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário