Follow @luaem_escorpiao

sábado, 15 de novembro de 2014

Lua em Escorpião faz três anos

No passado dia 11 de novembro, o Lua em Escorpião celebrou o seu terceiro aniversário.

No último ano, o blogue continuou o seu crescimento, sendo que foi inclusivamente citado no site Theosophy Forward, por ocasião do seu segundo aniversário e também num fórum de discussão de Teosofia de língua inglesa.

Não há contudo qualquer intenção de traduzir para inglês o conteúdo do blogue (apesar de já terem existido solicitações para que alguns textos fossem passados para inglês) e inclusive, por questões de prioridade, os posts passarão doravante a deixar de ser semanais. A colocação das mensagens permanecerá a ser feita aos sábados, mas não todos os sábados.



A necessidade de aprofundar o estudo nalgumas áreas exige disponibilidade mental e de tempo que entram em choque com a obrigação de ter textos para colocar no blogue com uma data fixa.

Existem naturalmente momentos em que a prioridade é a exteriorização e outros em que consideramos que o tempo é adequado para o estudo e reflexão e consequentemente há ajustamentos que se tornam necessários fazer.

De qualquer modo, os temas fundamentais que pretendia ver tratados no blogue já o foram, com duas exceções. Esses casos, que preferia para já não identificar, serão alvo de posts mais extensos possivelmente só em 2015.

Que fique claro que existem já vários textos na forja para tradução e também uma ideia relativamente clara de qual a série que será publicada no próximo verão.




O blogue mantém-se como um espaço aberto (dentro de certos limites), tendo neste último ano sido traduzidos textos de Vicente Hao Chin Jr. (Sociedade Teosófica de Adyar), Matthew Webb, Odin Townley e "The Theosophical Movement" (Loja Unida de Teosofistas), Pim van Lommel (médico, não teosofista), Katinka Hesselink (antigo membro proeminente da ST Adyar) e Daniel Caldwell (teosofista independente).

Durante o verão e parte já do outono, foi publicado em 10 partes, o conhecido artigo do Dr. James A. Santucci, "A Teosofia e as Sociedades Teosóficas". Santucci é um professor de Religião Comparada na California State University.

Desde novembro de 2013, o blogue conta com a colaboração do Ivan Silvestre que tem sido o responsável pela série "A arte e o transcendente".




Relativamente aos posts do último ano (ou seja posteriores a 11 de novembro de 2013 até à data), os mais lidos foram:

- A controvérsia em torno do Glossário Teosófico (Partes I e II)

- Teosofia pura e simples - A morte e a vida depois da morte (Partes I e II)

- A arte e o transcendente (II e III)

- Como detetar um falso guru

- A influência da Teosofia em personalidades famosas (Partes I, II, III, IV, V/1, V/2 e VI)

- Einstein leu mesmo a Doutrina Secreta? (Partes I e II)


Sem comentários:

Enviar um comentário