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sábado, 20 de dezembro de 2014

Manifesto para uma Ciência pós-materialista (2ª parte)

Na semana passada, publicámos a 1ª parte do Manifesto para uma Ciência pós-materialista, pelo que aconselhámos a leitura da introdução e dos primeiros 9 pontos do Manifesto antes de prosseguir com a leitura do post desta semana.

Se já o fez, os 9 pontos seguintes do Manifesto são os seguintes:


10. A atividade mental consciente pode ser experimentada em morte clínica durante uma paragem cardíaca (isto é o que tem sido chamado de "experiência de quase-morte" [EQM]). Estes pacientes relataram perceções fora-do-corpo verídicas (ou seja, perceções que se podem provar coincidir com a realidade) que ocorreram durante a paragem cardíaca. Os pacientes também relatam profundas experiências espirituais durante as EQMs desencadeadas por paragem cardíaca. Note-se que a atividade elétrica do cérebro cessa poucos segundos após uma paragem cardíaca.


Um dos cientistas que  colaborou na elaboração do manifesto
é brasileiro o Dr. Alexander Moreira-Almeida, que tem ligações
ao movimento espírita (foto:www.religionandpsychiatry.com)


11. Experiências controladas em laboratório têm documentado que os médiuns de pesquisa qualificados (pessoas que afirmam que podem se comunicar com as mentes de pessoas que morreram fisicamente) às vezes podem obter informações altamente precisas sobre pessoas falecidas. Isto suporta ainda mais a conclusão de que a mente pode existir separada do cérebro.

12. Alguns cientistas e filósofos de pendor materialista recusam-se a reconhecer esses fenómenos, porque os mesmos não estão de acordo com a sua conceção exclusiva do mundo. A rejeição de investigação pós-materialista da natureza ou a recusa em publicar descobertas científicas robustas que suportam uma estrutura pós-materialista são a antítese do verdadeiro espírito de investigação científica, que é o de que os dados empíricos devem ser sempre adequadamente tratados. Dados que não se encaixam em teorias e crenças preferenciais não podem ser descartados a priori. Essa dispensa é do domínio da ideologia, e não da ciência.

13. É importante perceber que os fenômenos psi, as EQM aquando de paragem cardíaca, e as provas reproduzíveis de mediums de pesquisa credíveis, parecem anómalos somente quando vistos através da lente do materialismo. 




14. Além disso, as teorias materialistas não conseguem explicar como o cérebro pode gerar a mente, e são incapazes de explicar a evidência empírica, a que se alude neste manifesto. Este falhanço diz-nos que agora é a hora de nos libertarmos dos grilhões e vendas da velha ideologia materialista, para alargar o nosso conceito do mundo natural, e abraçar um paradigma pós-materialista.

15. Segundo o paradigma pós-materialista:

a) A mente representa um aspeto da realidade tão primordial como o mundo físico. A mente é fundamental no universo, isto é, não pode ser derivada a partir da matéria e reduzida a algo mais básico.

b) Existe uma profunda interligação entre a mente e o mundo físico.

c) A mente (vontade / intenção) pode influenciar o estado do mundo físico, e operar de uma forma não-local (ou prolongada), ou seja, não se limita a pontos específicos no espaço, tal como cérebros e corpos, nem a pontos específicos no tempo, tais como o presente. Dado que a mente pode influenciar não-localmente o mundo físico, as intenções, emoções e desejos de um experimentador podem não estar completamente isoladas dos resultados experimentais, mesmo em modelos experimentais controlados e cegos.

d) As mentes são aparentemente ilimitadas, e podem unir-se de modos que sugerem uma unidade, uma Mente Una que inclui todas as mentes individuais.

e) As EQM durante paragens cardíacas sugerem que o cérebro funciona como um emissor-recetor da atividade mental, isto é, a mente pode funcionar através do cérebro, mas não é produzida por ele. As EQM que ocorrem durante paragens cardíacas, juntamente com evidências de mediums de investigação, sugerem ainda a sobrevivência da consciência, após a morte do corpo, bem como a existência de outros níveis de realidade que são não-físicos.

f) Os cientistas não devem ter medo de investigar a espiritualidade e experiências espirituais, uma vez que representam um aspeto central da existência humana. 


Dr. Charles J. Tart

16. A ciência pós-materialista não rejeita as observações empíricas e de grande valor das conquistas científicas realizadas até agora. Ela busca expandir a capacidade humana de compreender melhor as maravilhas da natureza, e no processo redescobrir a importância da mente e do espírito como sendo parte da estrutura central do universo. O Pós-materialismo é inclusivo da matéria, que é vista como um componente básico do universo.

17. O paradigma pós-materialista tem implicações de longo alcance. Ele altera fundamentalmente a visão que temos de nós próprios, devolvendo-nos a nossa dignidade e poder, como seres humanos e como cientistas. Este paradigma promove valores positivos, como a compaixão, o respeito e a paz. Ao enfatizar uma ligação profunda entre nós e a natureza em geral, este paradigma pós-materialista também promove a consciência ambiental e a preservação da nossa biosfera. Além disso, não é novidade que, apesar de estar esquecido há 400 anos, uma compreensão transmaterial experienciada pode ser a pedra angular da saúde e bem-estar, como tem sido defendido e preservado em antigas práticas mente-corpo-espírito, tradições religiosas e abordagens contemplativas.

18. A mudança da ciência materialista para a ciência pós-materialista pode ser de importância vital para a evolução da civilização humana. Pode ser ainda mais crucial do que a transição entre o geocentrismo e o heliocentrismo.

Nós vos convidamos, cientistas do mundo, a ler o Manifesto por uma Ciência pós-materialista e a assiná-lo, se você quiser mostrar seu apoio (veja http://opensciences.org/).

* O Manifesto para uma ciência pós-materialista foi elaborado por Mario Beauregard, PhD (Universidade do Arizona), Gary E. Schwartz, PhD (Universidade do Arizona), e Lisa Miller, PhD (Universidade de Columbia), em colaboração com Larry Dossey, MD, Alexander Moreira-Almeida, MD, PhD, Marilyn Schlitz, PhD, Rupert Sheldrake, PhD, e Charles Tart, PhD.

**Contacto

Para mais informações, entre em contacto com o Dr. Mario Beauregard, Laboratório de Avanços na Consciência e Saúde, Departamento de Psicologia da Universidade do Arizona em Tucson, EUA.

Email: mariobeauregard@email.arizona.edu 




*** Tomámos em consideração duas maneiras de se referir ao paradigma emergente apresentado neste manifesto: a versão com hífen (pós-materialismo [post-materialism]) e a versão sem hífen (postmaterialism). A forma com hífen foi selecionada por uma questão de clareza, tanto para cientistas como para leigos.

**** O Resumo do Relatório da Cimeira Internacional sobre Ciência, Espiritualidade e Sociedade pós-materialista pode ser consultado aqui: Cimeira Internacional sobre o pós-materialista Ciência: Resumo Report (PDF).

Para se tornar um signatário do presente manifesto, por favor enviar e-mail ao Dr. Mario Beauregard com seu nome, grau académico, campos de estudo, título e instituição.


Para consultar a lista de autores do manifesto e a lista de cientistas que o subscrevem clique aqui e vá até ao final da página.

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