Follow @luaem_escorpiao

sábado, 18 de junho de 2016

A controvérsia sobre o quinto e sexto volumes de "A Doutrina Secreta" (2ª parte)

Na segunda parte deste artigo é iniciada a tradução do texto de Daniel Caldwell sobre o terceiro volume de "A Doutrina Secreta". Para perceber o contexto é fundamental ler a 1ª parte publicada na passada semana.


Único livro de Daniel H. Caldwell
editado em língua portuguesa.



Parte 1 - Introdução

Em 1897, Annie Besant publicou aquilo a que chamou de terceiro volume de “A Doutrina Secreta”, que tinha sido anunciado por H.P. Blavatsky mas deixado por publicar durante a vida da autora. Presentemente, o ponto de vista dominante é o de que o que Besant publicou não é o terceiro volume de Blavatsky, mas sim algo reunido a partir de vários documentos deixados por HPB.


Annie Besant (1847-1933)


Seguem-se alguns exemplos dessas opiniões:

Um “Terceiro volume” espúrio [foi] lançado em 1897, seis anos após a morte de H.P. Blavatsky. Compilado a partir de uma miscelânea de papéis encontrados nos seus pertences, este volume não faz parte de A DOUTRINA SECRETA original escrita por H.P.B. [prefácio do editor (1947) na reimpressão facsimile da edição de “A Doutrina Secreta” pela Theosophy Company, Los Angeles, Califórnia].

O volume III de “A Doutrina Secreta”…foi publicado em Londres em 1897 com um prefácio escrito por Annie Besant. Deve ficar claro contudo, que este volume não é o terceiro volume idealizado por HPB [Geoffrey A. Barborka, H. P. Blavatsky, Tibet and Tulku, p. 159].




O verdadeiro Volume III…desapareceu sem deixar rastro. [Boris de Zirkoff em H.P.B.'s Collected Writings, vol.7, p.226, nota de rodapé].

O volume III em perspetiva…nunca viu a luz do dia. [de Zirkoff em DS vol. 1, p.679 (Collected Writings edition).

É possível que HPB tivesse em mente um volume adicional [o terceiro] de “A Doutrina Secreta” que efetivamente nunca foi encontrado entre os seus papéis. [de Zirkoff em CW vol. 14, p.1] 

 


No volume I, Blavatsky havia prometido um terceiro volume e projetado um quarto. Essa promessa foi repetida no fim do volume II… Algum material havia sobrado do volume I tal como ela originalmente o concebeu…mas relativamente pouco havia efetivamente sido escrito…Quando Annie Besant tentou encontrar o material não publicado, ela foi capaz de localizar apenas muito pouco daquilo que pertencia ao que HPB pretendia para a continuação do livro. O pouco que Besant encontrou, foi combinado com algumas instruções que Blavatsky tinha escrito para os membros da Secção Esotérica…e esse material, uma evidente mixórdia, foi publicado…como o “terceiro volume” do trabalho de HPB. O “terceiro volume” contém indubitavelmente algum material – sobre as vidas de ocultistas famosos – que havia sido eliminado do primeiro volume do trabalho original, mas também continha bastante material que certamente nunca foi suposto integrar A Doutrina Secreta. [John Algeo, Getting Acquainted with The Secret Doctrine: A Study Course, ed. 1990, p. 23-4]

H.N. Stokes, editor de “The 0. E. Library Critic” defendia que os manuscritos do verdadeiro volume III desapareceram e nunca foram publicados. Ele escreveu cerca de dezassete artigos analisando as provas em relação aos manuscritos do volume III.


H.N. Stokes (1859-1942)

Podemos adicionar muitos outros nomes conhecidos à lista daqueles que têm opiniões semelhantes: Alice Cleather, Basil Crump, Charles J. Ryan, Victor Endersby, Walter A. Carrithers, Jr., Kirby Van Mater, Ted G. Davy, Richard Robb, Dara Eklund e muitos mais.

Este ponto de vista dominante era também a minha opinião inicial, mas depois de um estudo aturado do manuscrito de Würzburg de “A Doutrina Secreta” e de todos os outros documentos de fonte primária relevantes (1886-1897) sobre o assunto, já não estou mais convencido de que os escritores teosóficos acima mencionados estão certos nos seus pontos de vista em relação ao volume III.

De facto, estou inclinado a acreditar que as páginas 1-430 do volume III [NT: que correspondem ao volume V e volume VI até à pág. 75 da edição em língua portuguesa de “A Doutrina Secreta”] publicado em 1897 era o verdadeiro terceiro volume pretendido por HPB (as páginas 433-594 daquele volume [NT: correspondem às páginas seguintes à 79 no volume VI de língua portuguesa] consistem dos ensinamentos esotéricos dados por H.P. Blavatsky aos membros da Escola ou Secção Esotérica durante os anos de 1889-1891 e não estão em debate). As provas e o raciocínio para suportar esta posição serão de seguida apresentados.


H.P. Blavatsky


Continua na próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário