Follow @luaem_escorpiao

sábado, 2 de julho de 2016

A controvérsia sobre o quinto e sexto volumes de "A Doutrina Secreta" (4ª parte)

Prosseguimos com a tradução do artigo de Daniel H. Caldwell, “O mito do terceiro volume desaparecido de A Doutrina Secreta”. É fundamental ler os posts das semanas anteriores antes de continuar.

Boris de Zirkoff (na SD Introd., p.69) refere que Geoffrey Barborka salienta que o “Prólogo” de HPB não é o “Introdutório” (ou qualquer outra secção) no Volume I de “A Doutrina Secreta” conforme foi publicada em 1888. Isso é verdade. Mas a que está HPB a se referir na sua carta? A texto desaparecido não mais disponível? Não, ela está a falar sobre o manuscrito do Volume I de “A Doutrina Secreta” (em linha com: o descrito nas suas cartas de 1886; o parcialmente encontrado no Manuscrito de Würzburg que sobreviveu; e o que foi lido pelos Keightley em maio de 1887). Boris de Zirkoff prossegue:


Dois dos teosofistas mais conhecidos do século XX
Emmett Small (à esquerda) e Boris de Zirkoff (à direita)
Foto: Point Loma School of Theosophic Perennialism


“Também é importante lembrar que a descrição deste material por parte de  HPB na sua carta para Sinnett não se coaduna com nenhum do material variado reunido e publicado em 1897 sob o título enganador de “A Doutrina Secreta – Volume III”.”

Contudo, tanto quanto posso perceber, a descrição de HPB para Sinnett do seu “enorme Capítulo Introdutório” coaduna-se bastante bem não só com o volume de 1897, mas também com os conteúdos do Volume I do Manuscrito de Würzburg. Por exemplo, “a Crucificação do Candidato no torno” é coberto no Manuscrito de Würzburg [CW 14:261-2, “"The Trial of the Sun Initiate"]. O ”torno” também foi especificamente mencionado no volume III, publicado em 1897, mas essas páginas também contêm uma falha no manuscrito. Diz Annie Besant: “Existe uma falha nos manuscritos de HPB” (Vol. III, edição de 1897, p.272). Mais tarde L.H Leslie-Smith forneceu a parte em falta do Manuscrito de Würzburg [edição da Quest do volume III intitulada Esoteric Writings, p.466-7]. Mas o que aconteceu à página original na caligrafia de HPB que não constava do volume de 1897 e que constituía uma “falha”? A minha sugestão é a de que esta página de alguma maneira soltou-se do manuscrito do terceiro volume mas foi encontrada e publicada como um ”Fragmento” na “Lucifer” de agosto de 1896 [CW 7: 275-6]. Da mesma forma, “a história completa da Crucificação, etc… que se mostra ser baseada num rito tão antigo como o mundo – a crucificação do Candidato em provação no torno, descendo ao Inferno, etc…” sobre o qual HPB escreveu na sua carta para Sinnett, também é abordado na Doutrina Secreta de 1888 (vol. I, p. 543, 559, 558, 560-2.).


Número 1 da revista Lucifer
Foto: BlavatskyTheosophy.com

Portanto, a descrição de HPB de um “enorme volume introdutório” não é indicação de “material perdido” como de Zirkoff e Barborka acreditavam. Ao invés, a descrição de HPB é do manuscrito original do Volume I. O mesmo material pode ser encontrado no Volume I do manuscrito de Würzburg e no Volume III de 1897.

Com base nas próprias palavras de HPB, sabe-se que o primeiro volume original consistia de sete secções e vinte e sete apêndices. Também se estima que o que sobreviveu do volume I do Manuscrito de Würzburg corresponde a aproximadamente um terço do volume I original que os Keightley leram em maio de 1887. Podemos determinar os conteúdos do resto deste Volume I?


Dr. Archibald Keightley (1859-1930)


Abaixo está uma lista parcial de material inexistente no Manuscrito de Würzburg mas que provavelmente seria encontrado no manuscrito do Volume I original na caligrafia da própria HPB:

1. Em CW 14:342, HPB escreveu: “consulte o Apêndice” desta INTRODUÇÃO e leia “Os Jesuítas e a sua política”. Os editores dos Collected Writings adicionaram uma nota de rodapé: “Não identificado sob este título. Possivelmente reintitulado Teosofia ou jesuitismo?; ver BCW IX”.

2. Em CW 7:190, HPB escreveu: “explicado nos nossos Apêndices sobre “Magia Egípcia” e “Espíritos chineses (Doutrina Secreta). “Os Collected Writings têm notas editorais contraditórias sobre estes dois artigos (7: 104 e 190-91).

3. Em CW 7:226, HPB diz: “Tentei explicar e dei as opiniões individuais e coletivas dos grandes filósofos da antiguidade na minha Doutrina Secreta.” Numa nota editorial, de Zirkoff diz: “Ao consultar as páginas 234-240 do Volume [III] publicado em 1897…o estudante encontrará um breve ensaio sobre “Os ídolos e os Terafins.” Esse ensaio é precisamente o material falado por HPB no seu comentário atrás citado.

4. No volume II do Manuscrito de Würzburg, que lida com as Estâncias de Dzyan e com os comentários de HPB sobre as mesmas, a seguinte referência é encontrada: (ver “Um Mistério sobre o Buda, Ap. à Secção VI)”. Interpreto que isto significa que o artigo “Um Mistério sobre o Buda” era um apêndice à secção seis do primeiro volume do manuscrito de A Doutrina Secreta de 1886-1887. O volume II original (que lida com as sete estâncias de Dzyan e os comentários do HPB) tinha numerosos apêndices, pelo menos dezassete, senão mais. Estes apêndices não existem no Manuscrito de Würzburg mas a eles se refere HPB no decurso dos seus comentários. Por exemplo, HPB escreveu “Ver Dinastias Divinas, Ap. XII” ou “Ap. VII, “Substância Primordial” e assim por diante.

5. Outra referência aos conteúdos do Volume I original é provável que seja encontrado no Volume II do Manuscrito de Würzburg, no qual HPB se refere ao “Ap. na Sec. Prel. Kuan-Shain-Yin.”

6. Todas estas referências dão-nos alguma indicação a que material adicional estava no volume I de A Doutrina Secreta (1886-1887).



 

Continua na próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário